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ESCOLA EDGARD CARDOSO DE MOURA DEPOIS DA REFORMA TORNOU-SE UMA NOVA ESCOLA

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SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO TEM VISITADO TODAS AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE AIQUARA

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PREFEITURA MUNICIPAL E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REMODELARAM ESCOLA EDGARD CARDOSO DE MOURA

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ESCOLAS DE AIQUARA REALIZARAM FESTA EM HOMENAGEM AO " DIA DOS PAIS "

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`PREFEITURA MUNICIPAL DE AIQUARA E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Inauguração SAMU


A Secretária Municipal de Educação esteve presente no evento de inauguração da SAMU no Município. Acima imagens do Prefeito e Equipe da SAMU - Aiquara.

Comissão do Projeto Politíco Pedagógico

A Comissão de Elaboração do Projeto Politíco Pedagógico reuniu-se no dia 23 de Setembro de 2011 na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, para discutir as formas de trabalhos na construção e elaboração do Projeto Politíco Pedagógico da Rede Municipal de Ensino.
Este trabalho ser realizado em parceria com os Diretores, Vice-Diretores, Coordenadores Pedagógicos, professores e funcionários da educação do município de Aiquara - BA. 

II Festival da Independência - Futsal






No dia 06 de Setembro de 2011 (Comemoração antecipada do "Dia da Independência" 07 de Setembro), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos realizou o II Festival da Independência com a modalidade: Futsal; Coordenado pelo Profº Zé Dias e Chefe de Cultura Fábio Santana. Contamos com a participação e apresentação da Fanfarra de Ibirataia - BA e do PROJOVEM de Aiquara - BA.  Nas disputas dos jogos (Futsal) contamos com a participação do Colégio Municipal Américo Souto e Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães.
Marcaram presenças no evento o Prefeito Municipal Jota, Vice-Prefeito Carlos Roberto (Beto), vereadores e outras autoridades do município.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Bullying

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.
Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

FONTE: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm

SÁBADO LETIVO

Venha participar e colaborar com a CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLITÍCO PEDAGÓGICO.
Dia 01 de Outubro de 2011.
Local: Colégio Municipal Américo Souto.
Horário: Das 08:00 às 12:00 horas.
Diretores Escolares, Vice-Diretores, Coordenadores, Professores, Agentes Administrativos, Secretários Escolares, Merendeiras, Serventes, Auxiliares de Ensino ou Censores e demais interessados estão convidados para contribuírem com a CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLITÍCO PEDAGÓGICO. 
Participem!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

6º Encontro do PROGESTÃO - Aiquara



sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Reunião com Presidentes dos Conselhos Municipais

Reunião com Presidentes dos Conselhos Municipais: Educação, Alimentação Escolar, Cultura, FUNDEB e Conselhos Escolares; Dia 19 de Setembro de 2011 às 16 horas na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos; para diálogo sobre o fortalecimento dos conselhos supracitado.

Reunião da Comissão do PPP

Reunião da Comissão responsável pela elaboração do Projeto Político Pedagógico, dia 16 de Setembro de 2011 as 10 horas na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos para organização dos trabalhos de elaboração do Projeto Político Pedagógico das Escolas Municipais.

Reunião do Comitê Local do PAR - Aiquara

Reunião do Comitê Local do PAR - Aiquara, dia 13 de Setembro de 2011 às 15 horas na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos para organizar a construção do novo PAR 2011-2014.

Sábado Letivo

O Sábado Letivo do dia 10 de Setembro de 2011, será transferido para o dia 24 de Setembro de 2011. Com todos os funcionários da Rede Municipal de Ensino no Colégio Municipal Américo Souto, no horário das 08:00 as 12:00 horas.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

4º Fórum Extraordinário da UNDIME - BA


Participação da Secretária Municipal de Educação de Aiquara, Srª Luzitelma no 4º Fórum Extraordinário da UNDIME, na cidade Mata de São João; nos dias 31/08 a 02/09/2011 ao lado de colegas Secretárias e Secretários de Educação da região.

Aniversariantes de SETEMBRO/ 2011

ANIVERSARIANTES
























DIA
01. Solange Santos Cosme
02
02. José Dias de Andrade
05
03. Celina Santana Santos
06
04. Alantiel Cardoso Rangel
07
05. Sara Gigiane O. Gonçalves
07
06. Josivaldo Cardoso dos Santos
08
07. Rosangela Aparecida Malvestio
10
08. Alian Melo Pinheiro
11
09. Maria Aparecida O. Perazzo
15
10. Rosa Nelma Silva Andrade
17
11. Saionara Santana Alves
17
12. Evanete da Silva Assis
20
13. Marlene Oliveira
20
14. Luciana Macedo Barberino
22
15. Luciana Evangelística
22
16. Eliaci Silva Figueredo
23
17. Etelvanda da Silva Assis
25
18. Miria Regina C. da Silva
28