BTemplates.com

About

Link do acesso clicando na imagem + Link da Imagem

DESTAQUES

ESCOLA EDGARD CARDOSO DE MOURA DEPOIS DA REFORMA TORNOU-SE UMA NOVA ESCOLA

Link do acesso clicando na imagem + Link da Imagem

DESTAQUES

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO TEM VISITADO TODAS AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE AIQUARA

Link do acesso clicando na imagem + Link da Imagem

DESTAQUES

PREFEITURA MUNICIPAL E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REMODELARAM ESCOLA EDGARD CARDOSO DE MOURA

Link do acesso clicando na imagem + Link da Imagem

DESTAQUES

ESCOLAS DE AIQUARA REALIZARAM FESTA EM HOMENAGEM AO " DIA DOS PAIS "

DESTAQUES

`PREFEITURA MUNICIPAL DE AIQUARA E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Com satisfação apresentamos alguns programas desenvolvidos ao longo desses anos e convidamos você a conhecer um pouco mais a OBMEP.

Em primeiro lugar, destacamos o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Destinado aos alunos medalhistas da OBMEP, o PIC é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país, e também no fórum virtual. Tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas. Ao longo de suas edições, a OBMEP já ofereceu a mais de 36 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais de 1800 alunos participaram do programa como ouvintes. Visite a página do PIC e conheça o material preparado para o programa:www.obmep.org.br/pic.html

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Conselheiros da Alimentação Escolar têm até 31 de março para emitir pareceres

Conselheiros da Alimentação Escolar têm até 31 de março para emitir pareceres

O Sistema de Gestão de Conselhos (Sigecon) já está aberto para receber os pareceres dos conselheiros sobre as prestações de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com prazo final até o dia 31 de março próximo.

Os Conselhos de Alimentação Escolar ou CAE são órgãos locais de controle social do PNAE, que monitoram a aplicação dos recursos em sua localidade. São compostos por sete membros, com representantes do Poder Executivo, dos trabalhadores da educação e discentes, entidades da sociedade civil e pais de alunos. É papel do conselho emitir um parecer conclusivo sobre a prestação de contas feita pela respectiva entidade executora do PNAE, seja a prefeitura, governo estadual ou entidade conveniada.

O PNAE, implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros. Um mínimo de 30% dos recursos transferidos deve ser utilizado na compra de produtos da agricultura familiar.

Gestores já podem enviar dados sobre investimentos feitos em educação em 2014

Gestores já podem enviar dados sobre investimentos feitos em educação em 2014

Já está disponível no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a versão 2014 do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). Gestores distritais, estaduais e municipais devem baixar o programa, inserir os dados sobre os investimentos feitos em educação no ano passado e enviá-los ao FNDE pela internet.

O prazo final para transmissão das informações é 30 de abril para os municípios e 31 de maio para os estados e o Distrito Federal. Quem não cumprir o prazo ou não conseguir comprovar que investiu 25% do orçamento em educação fica inadimplente no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) do governo federal. Com isso, deixa de receber recursos de transferências voluntárias da União e fica impossibilitado de firmar novos convênios com órgãos federais.

O Siope coleta, processa e divulga informações referentes aos orçamentos de educação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, com o objetivo de dar transparência aos investimentos em educação no país. Se o estado ou município não investir no mínimo 25% do seu orçamento total em manutenção e desenvolvimento do ensino, o FNDE envia, automaticamente, um comunicado aos tribunais de contas estaduais e ao Ministério Público informando o não cumprimento da norma.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Nova Etapa do Programa Formação pela Escola - Aiquara

ATENÇÃO

Estamos iniciando uma nova etapa de Formação do Programa Formação pela Escola neste ano de 2015, Assim sendo, abriremos novas turmas para o 2º Período de vinculação (Março e Abril). Escolha um dos cursos relacionados abaixo para formação e nos encaminhe até o dia 25 de Fevereiro de 2015 a ficha de inscrição devidamente preenchida para a Secretaria Municipal de Educação, aos cuidados da Tutora. 

Relação dos Cursos:
1. Competências Básicas – CB
2. FUNDEB
3. Dinheiro Direto na Escola – PDDE
4. Programa Alimentação Escolar – PNAE
5. Controle Social para Conselheiros – CSC
6. Programa do Transporte Escolar – PTE

Observação: 
  • O curso terá inicio em 05 de Março de 2015.  
  • Para quem já tem cadastro no Programa basta escolher um dos Cursos, e informar a tutora.
  • Para quem ainda não se cadastrou no Programa precisa preencher ESTA FICHA e devolver até o dia 25 de Fevereiro de 2015. Para iniciar no Curso CB.
  • Para quem já cursou os seis cursos relacionados, só iremos abrir turmas no 3º período de vinculação (Maio e Junho) .
Atenciosamente,

Luzitelma de Souza Santos 
Tutora do Programa Formação pela Escola 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Contas bancárias para recursos do FNDE terão aplicação e resgate automáticos

Contas bancárias para recursos do FNDE terão aplicação e resgate automáticos

Todas as contas correntes que foram abertas a partir de Segunda-feira (09) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para o repasse dos recursos destinados à educação, terão um diferencial positivo para os gestores educacionais. Essas contas terão os valores transferidos pelo FNDE aplicados automaticamente em fundo de curto prazo, com resgate também automático.

Desta forma, o dinheiro não ficará parado na conta e seguirá rendendo até que seja efetivamente usado na sua destinação. Com isso, cumpre-se as normas vigentes, que determinam que os recursos públicos devem ser remunerados em aplicação financeira até sua utilização. “O FNDE busca facilitar o dia a dia dos gestores e evitar que tenham problemas na prestação de contas por conta de recursos que ficaram parados na conta durante 10, 20 dias”, afirma Rosana Itajahy Lopes, coordenadora-geral de Execução e Operação Financeira do FNDE.

Este novo serviço, com aplicação e resgate automáticos, também está disponível para contas já existentes. O FNDE espera que os gestores responsáveis por contas já existentes façam a adesão a esse produto. “Quase 400 mil contas já são utilizadas para o recebimento de recursos de diversos programas e ações do FNDE, como alimentação e transporte escolar.”

Para fazer essa adesão, o gestor deve preencher e assinar o termo de adesão e entregá-lo em sua agência do Banco do Brasil. Com isso, os recursos recebidos do FNDE passarão a ser automaticamente aplicados em fundo de curto prazo.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do FNDE.