PREFEITURA DE AIQUARA GARANTE REAJUSTES DE SALÁRIOS PARA PROFESSORES E DEMAIS SERVIDORES DO MUNICÍPIO
A gestão Tan e Delmar, pretende pagar metade do 13º salário 2017 ainda no primeiro semestre, o gestor não prometeu oficialmente, mas disse que está fazendo estudos e que se as contas permitirem pagará metade no final do 1º semestre e metade no final do ano.
Tan garantiu aos presentes que no próximo mês de março ( 2018) sentará novamente com as categorias para negociar mais aumentos aos servidores. Tan alertou para que o aumento seja verdadeiro, oferecer apenas aquilo que consegue pagar, pra não prometer e depois deixar de pagar 13º e outras vantagens do funcionário. Vou oferecer e garantir o que posso pagar, gosto de administração séria e que cumpra os acordos, disse o gestor.
O vice prefeito Delmar afirmou que Tan tem o Coração Humano e que gostaria de pagar o piso nacional ao professor, mas que as condições de momento não permitem. São apenas 4 meses de gestão, estamos ainda ajustando a situação e não temos um raio X completo da situação de Aiquara. O vice prefeito fez questão de reforçar como a gestão Tan/Delmar tem sido transparente.
A Secretária de Educação, Sueli Carolina, esteve presente e ficou satisfeita com o resultado do acordo entre a APLB Sindicato e a Gestão Municipal. Sueli ressaltou a importância de valorizar o professor e demais servidores, para que unidos possamos construir uma história diferenciada na Educação de Aiquara. A secretária valorizou o esforço da administração que também vai reajustar os vencimentos dos funcionários das demais secretarias.
O procurador jurídico Dr. Thiago Fontoura foi o responsável pela mediação, destacou pontos importantes da administração, inclusive sobre a legitimidade dos direitos dos servidores. Deferimos 100% dos quinquênios para servidores que tem direito a remuneração após 5 anos de serviços contínuos e algumas mudanças de classe não foram deferidas pelo fato do servidor às vezes possuir tempo necessário de ingresso, mas por ter gozado licenças ou por afastamentos diversos, não tenha trabalhado integralmente os 5 anos, disse o procurador. Dr. Thiago informou que o governo formulou um novo Plano dos Servidores Municipais, englobando cargos que não constam no plano anterior, para que todos os servidores sejam agraciados com todas as vantagens. A Câmara de Vereadores votará em breve o novo Plano.
O Secretário de Administração, José Lucas, pediu a compreensão de todos, alertou para as dificuldades financeiras e lembrou que pra Jositan pagar o 13º salário do ano passado ( da gestão passada ) precisou zerar a conta do fundeb, ou seja gastou tudo que tinha. Lucas disse que para pagar o 13º de todos os servidores, o prefeito Tan teve que acrescentar em média 200.000,00 ( duzentos mil reais ). Alertou ainda para bloqueios de recursos do transporte escolar e outras restrições que o município vem sofrendo, fruto de problemas de gestões passadas.
A vereadora Mirian Sanches, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, presente na reunião, solicitou da gestão um olhar cuidadoso com o servidor, para que o novo Plano do Servidor, que será votado no Legislativo, não cause perdas aos trabalhadores.
A gestão vai pagar 10% de aumento aos professores em 4 parcelas de 2,5% cada, sendo a primeira para o pagamento relativo ao mês de junho. Ficou da seguinte forma: 2,5% em junho, 2,5% em agosto , 2,5% em outubro e 2,5% em dezembro, perfazendo 10% de reajustes.
Para os demais servidores um aumento de 6% já a partir do salário deste mês de maio.
Participaram da reunião: O prefeito Jositan, o vice Delmar, a secretária de educação Sueli Carolina, o procurador jurídico Dr. Thiago Fontoura, a vereadora Miriam Sanches, o secretário de administração e finanças José Lucas, os representantes da Aplb: Ady Santos Rodrigues, Nilma Santos Silva e Dorival Rodrigues Alves.
0 comentários:
Postar um comentário